sábado, 13 de dezembro de 2008

Professor e atualização palavras que não combinam!

Os professores continuam sendo conservadores e conformistas, a serviço dos valores sócio-culturais mais retrógados. Em geral, os professores sequer se atualizam em suas especialidades, e repetem, décadas seguidas, o que fazem no inicio de sua atividade docente., mesmo porque suas atividades é estritas e controladas pelos, currículos, programas, livros didáticos, etc. E quando o professor tenta inovações, sobre ele cai o peso da censura dos outros professores e diretores da escola.

E por que não se atualizar? Visto que, outros profissionais como engenheiros ou médicos estão sendo pesquisando e desenvenvolvendo tanto a sua área de estudo quanto o profissional, aliás os professores são os menos informados sobre pesquisas científicas e invenções tecnológicas.

Muitas são as desculpas, como falta de tempo, de dinheiro, etc, acreditamos que um dos motivos pelo qual os profissionais da educação estão desvalorizados é exatamente, por estarem desatualizados, se os profissionais não procuram fazer novas pesquisas não se desenvolverão. A atualização é necessária, como fala Clarilza Prado de Souza, "A falta de informação por parte dos educadores atrapalha o vínculo com os estudantes. Ao buscar informações novas, fica mais fácil atrair os alunos e estimular a participação e interação dentro de sala”.
Podemos fazer uma ligação entre a atualização dos profissionais e das aulas por eles lecionadas, com o interesse dos alunos, com as aprovações ou reprovações. Se a aula de torna de cunho interessante, podemos prender a atenção dos alunos, fazendo com que eles se interessem mais, melhorando a aprendizagem.

Com as entrevistas que fizemos podemos ver que os professoes atuais tem noção da importância da educação digital dentro das escolas, que é uma ferramenta fundamental atualmente, ou seja, é necessária a aprendizagem dela dentro das escolas. Apesar dos profissionais que entrevistamos saberem da importância, são sabem como utilizá-la, notamos que muitos tem medo até, pois, os jovens hoje em dia, nascem sabendo as funções básicas do computador e como utilizá-las, e os professores como autoridades perante das turmas têm medo que perderem a mesma quando forem colocados seus "conhecimentos desse método" a prova, por isso preferem inventar desculpas como falta de tempo para planejar uma aula desse jeito, ou falta de tempo para aprenderem a utilizarem essa nova ferramenta, falta de material como computadores ou acesso a internet.

Como professores a atualização é necessária, visto que, trabalhamos com a juventude temos que desenvolver a nossa área e nos valorizar conseqüentemente. Muitos são os recursos o que notamos principalmente que o que realmente falta é a vontade de tentar.

Nenhum comentário: