Quanto as nossas dúvidas, muitas foram explicadas, outras simplesmente foram entendidas, como podemos ver abaixo:
O que pensam os professores e pensadores educacionais a respeito da Educação Digital?
Como ela poderia ser aplicada?
Como os professores entrevistados possuem a visão errada sobre a Educação Digital, utilizam o computador para pesquisas normalmente, por isso relatam que as aulas que fazem utilizando a Educação Digital, são difíceis pois, os alunos se disperção muito do assunto e se utilizam de Orkut e Msn, durante as aulas, não dando atenção ao professor ou ao conteúdo proposto. Já outra professora descreve a dificuldade no acesso ao laboratório de informática, devido a ter que marcar hora, enfim, ela explica que por esse motivo as aulas no laboratório são raras.
Segundo Lévy, na Educação Digital são presados o acesso as informações como: textos e hipertextos, pesquisas, softwares, mapas dinâmicos de dados, novos estilos de raciocínio e de conhecimento, ou seja, as maneiras, fontes e possibilidades são diversas, falta somente capacitação.
Como ela facilitaria o processo?
Como somente uma professora descreveu que utiliza mais frequentemente o laboratório de informática, ela diz que a Educação Digital engrandece bastante o seu trabalho, pois, segundo ela os alunos se interessam pelas aulas e assuntos e gostam dessa troca, o que os leva a aprendizagem.
A Educação Digital possui várias vantagens como as memórias virtuais, que retém grandes quantidades de informações, e são partilhadas entre o mundo todo. Essa interação é um dos principais fatores de personalização do conhecimento. Além dos programas educativos poderem ser seguidos a distância pela Web. Os correios e as conferências servem para monitorização inteligente e são postos ao serviço de dispositivos de aporendizado cooperativo.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro. Editora 34, 1999.
O que pensam os professores e pensadores educacionais a respeito da Educação Digital?
Os professores que entrevistamos acreditam que a Educação Digital é um auxílio para aumentar o interesse dos alunos ou para diversificar as aulas, ou seja, eles não enxergam a educação digital, eles somente vêem a ferramenta, o computador. Segundo Lévy a educação digital é muito mais que um computador, passa pela inclusão digital do aluno, a interação entre aluno e professor online, até o conhecimento de fontes inimagináveis de autores, conteúdos, assim gerando a aprendizagem. A partir do momento que o aluno cria seu usuário, ele se interessa mais pelo assunto, porque ele adquiriu para si um espaço dele, único, que normalmente pode ser personalizado conforme sua vontade. Por falta de conhecimento por parte dos professores vemos que a Educação Digital se torna desconhecida, e associada ao simples uso do computador.
Também dizem que a Educação a distância é mais barata que a presencial, por isso se torna uma alternativa bastante interessante principalmente nos países mais pobres, devido a urgente falta de profissionais capacitados no mercado.Como ela poderia ser aplicada?
Como os professores entrevistados possuem a visão errada sobre a Educação Digital, utilizam o computador para pesquisas normalmente, por isso relatam que as aulas que fazem utilizando a Educação Digital, são difíceis pois, os alunos se disperção muito do assunto e se utilizam de Orkut e Msn, durante as aulas, não dando atenção ao professor ou ao conteúdo proposto. Já outra professora descreve a dificuldade no acesso ao laboratório de informática, devido a ter que marcar hora, enfim, ela explica que por esse motivo as aulas no laboratório são raras.
Segundo Lévy, na Educação Digital são presados o acesso as informações como: textos e hipertextos, pesquisas, softwares, mapas dinâmicos de dados, novos estilos de raciocínio e de conhecimento, ou seja, as maneiras, fontes e possibilidades são diversas, falta somente capacitação.
Como ela facilitaria o processo?
Como somente uma professora descreveu que utiliza mais frequentemente o laboratório de informática, ela diz que a Educação Digital engrandece bastante o seu trabalho, pois, segundo ela os alunos se interessam pelas aulas e assuntos e gostam dessa troca, o que os leva a aprendizagem.
A Educação Digital possui várias vantagens como as memórias virtuais, que retém grandes quantidades de informações, e são partilhadas entre o mundo todo. Essa interação é um dos principais fatores de personalização do conhecimento. Além dos programas educativos poderem ser seguidos a distância pela Web. Os correios e as conferências servem para monitorização inteligente e são postos ao serviço de dispositivos de aporendizado cooperativo.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro. Editora 34, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário